Operadores acompanham o índice Bovespa na sede da BM&FBovespa, em São Paulo (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

Bovespa opera em alta no final da semana

Na véspera, Ibovespa caiu 1,63%, aos 59.770 pontos.
Em novembro, a bolsa acumula queda de 7,94%.

 

O principal índice da Bovespa subia nesta sexta-feira (18), após oscilar pela manhã entre leves altas e baixas, em sessão marcada por cautela em meio às incertezas que tomaram conta do mercado após a eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos. Além disso, os ganhos do Itaú Unibanco diminuíam a pressão sobre o indicador, segundo a Reuters.

Às 12h57, o Ibovespa subia 0,68%, a 60.177 pontos. Veja a cotação.
De acordo com a agência, o mercado acionário brasileiro vem sofrendo turbulências desde a inesperada vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais norte-americanas. Com isso, o Ibovespa voltou a operar abaixo dos 60 mil pontos, distanciando-se da marca de 65 mil pontos em que trabalhava entre o fim de outubro e o início de novembro.
Segundo operadores, até que se tenha mais clareza sobre a condução das políticas de Trump, assim como seus impactos em outros países como o Brasil, a volatilidade deve persistir.
Na véspera, a chair do Federal Reserve, Janet Yellen, disse que o banco central pode subir juros “relativamente em breve”, em declarações que também abriram espaço para aumento nas apostas de que o ritmo de aperto monetário pode ser mais rápido do que se esperava. Seus comentários ajudaram a pressionar os negócios na véspera.
Ao mesmo tempo, contudo, o anúncio de que Yellen seguirá no cargo até o fim do mandato arrefeceu o nervosismo de investidores.
“Ainda há pouco, esperava-se que a volatilidade pós-eleições pudesse levar o Fed a postergar qualquer movimento; e que Janet deixaria o Fed, por conta de críticas de Donald”, escreveram analistas da corretora Guide Investimentos em nota a clientes.
Destaques
Petrobras subia, após informar na noite de quinta-feira que seu conselho de administração aprovou a venda da Liquigás para a Ultragaz, subsidiária da Ultrapar, que também tinha ações em alta.
Itaú Unibanco tinha valorização, após queda de quase 3% na véspera, e ajudava a diminuir a pressão sobre o Ibovespa devido ao peso dos papéis em sua composição. Bradesco também tinha movimento de alta.
Já a Vale caía, pesando na ponta negativa do Ibovespa, em meio à queda nos preços do minério de ferro.
Véspera
Na véspera, o Ibovespa caiu 1,63%, aos 59.770 pontos. Em novembro, a bolsa acumula queda de 7,94%. No ano, há valorização de 37,88%.

Do G1, em São Paulo

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *